quinta-feira, 9 de março de 2017

Fotografia



No âmbito da disciplina de hortofloricultura/fotografia os alunos de educação especial durante seis sessões desenvolveram um trabalho relacionado com a fotografia a preto e branco.
Na primeira sessão fomos para a cidade de Valpaços e, os alunos e professores tiraram fotografias sob a orientação do professor Brilhante. Na segunda sessão, o grupo esteve no laboratório a fazer a revelação das fotografias. Este trabalho só foi possível com a sala toda escura para não queimar os negativos.
Nas restantes sessões, também no laboratório, câmara escura, apenas com as luzes de segurança ligadas, o grupo sob a orientação do professor Brilhante procedeu à ampliação das fotografias que tinham tirado na primeira sessão.
O processo de ampliação é o seguinte: Colocámos os negativos no ampliador, depois passamos o papel fotográfico pelo líquido revelador seguindo-se a colocação do papel no banho de paragem (água). Depois o papel passou pelo líquido fixador e finalmente a fotografia passou pelo processo de lavagem e secagem.
Ao longo destas sessões de trabalho no laboratório pudemos aprender todo o processo associado à fotografia a preto e branco, o qual exige muita concentração e rigor. Todos os alunos experimentaram o processo desenvolvido em laboratório sobre a fotografia a preto e branco. Foi muito interessante e o resultado fotográfico foi muito bom. Aprendemos muito.

Texto coletivo elaborado pelos alunos de educação especial, com a orientação dos professores, António Paiva e José T. Brilhante-Escola Secundária.

















Sem comentários:

Enviar um comentário