domingo, 18 de março de 2018

Visita de Estudo


Visita de Estudo

     No dia um de março, quinta-feira, os alunos de educação especial do Agrupamento de Escolas de Valpaços, acompanhados pelos professore e assistentes operacionais, deslocaram-se, num autocarro da Câmara de Valpaços, à empresa Hortivigor (produção de alface em estufa hidropónica) em Ferreiros, Lebução, a uma visita de estudo no âmbito da disciplina de hortofloricultura.
     Saímos da escola cerca das 9h40m e chegamos à empresa por volta das 10h15m, estava à nossa espera o Sr. Silvano Teixeira, proprietário da empresa. Durante a viagem vimos muita neve que já estava a derreter com a chuva que caía neste dia, mas a Natureza estava muito bonita, vestida de branco.
     O Sr. Silvano acompanhou-nos durante a visita, foi muito simpático connosco e explicou-nos tudo sobre a produção de alface. A cultura de alface é feita numa estufa de hidroponia com 2000m2 de área. O alimento, às plantas, é dado através da água que passa em tubos, que é previamente preparado numa solução com água com os nutrientes (nitrato, potássio, fósforo,…) e micronutrientes (cálcio, magnésio, zinco, ferro, cobre, enxofre,…) que a planta precisa para viver e crescer de forma saudável.
     O Sr. Silvano compra a planta de alface em viveiros, depois é colocada no berçário (tubos finos) durante quatro a cinco semanas, ao fim desta data passa-as para tubos de produção (tubos mais grossos), onde fica também quatro a cinco semanas. Ao fim de dez semanas está pronta para ser posta no mercado e ser vendida.
     Cada tubo mais fino (berçário) gasta em média quarenta litros por hora de água e o tubo mais grosso (de produção) gasta oitenta litros de água por hora. A água utilizada é reciclada. A temperatura da água, no inverno, é de 10 a 16 graus e no verão é de 16 a 25 graus.
     Em média cada alface pesa entre 400 a 500 gramas. Cada alface depois de produzir, em grande escala, pode ficar num custo de 20 cêntimos, que será vendida, em grande escala, por 60 cêntimos.
     A alface é vendida, principalmente, na região e em Espanha.
     Há vários tipos de alface: frisada, roxa, lisa, folha de carvalho, etc. A mais vendida é a alface frisada. A rentabilidade depende da saída do produto, mas para ser rentável terá que ser produzida em grande escala. O segredo da produção está “na dedicação, na vontade, no querer e na persistência”.
     A exploração está a ser assegurada, apenas, pelo Sr. Silvano (antes de se dedicar a esta atividade era professor) e pela sua mulher, Carla Santos.
     O projeto foi iniciado há cerca de três anos e meio e começou a produzir há cerca de um ano e meio.
     A produção tem cerca de cinquenta mil alfaces, suportada por 12 quilómetros de tubo.
     No final da visita de estudo o Sr. Silvano ofereceu uma alface a cada um de nós. O Sr. Silvano e a sua mulher foram muito simpáticos connosco e explicaram-nos, muito bem, tudo sobre a estufa de alfaces. Ficamos muito gratos.
     Cerca das 12h15m regressamos à escola e chegamos por volta das 13h05m.

             Alunos de educação especial, secundária de Valpaços, com orientação dos professores.














Sem comentários:

Enviar um comentário