sábado, 10 de outubro de 2015

Visita de Estudo à Adega Cooperativa de Valpaços

… Chora a videira, videirinha chora…
         Pelo seu baguinho que se vai embora  

No âmbito das atividades programadas na área de Hortofloricultura os alunos de Educação Especial, fizeram uma visita à Adega Cooperativa de Valpaços, a fim de observarem/constatarem todo o processo de transformação da uva em vinho.
No decorrer da visita os alunos puderam observar: a entrada e pesagem dos tratores com os contentores das uvas e medição do respetivo grau. Descarregamento e estrafega com a separação das uvas brancas e tintas, assim como o local de fermentação do mosto. Seguiu-se a observação da linha de engarrafamento que constou com a lavagem das garrafas, enchimento, arrolhamento, rotulagem e embalamento em caixas de garrafas ou sacos térmicos adequados ao transporte e conservação do vinho.
O grupo, de seguida fez uma visita pelo museu etnográfico do vinho, observando as maquinarias tradicionais, pipas, destiladores, cubas, envasamentos mais antigos e exposição cronológica de vinhos antiquíssimos, alguns com quarenta anos.
Foi uma visita muito proveitosa, verificando-se a motivação dos alunos e professores. Esta, surtiu o efeito desejado, levando os alunos a constatarem o lado prático da mesma com a possível aplicação num mercado de trabalho laboral de acordo com as suas caraterísticas, numa sociedade cada vez mais ativa. 
Agrupamento de Escolas de Valpaços, 6 de outubro de 2015
Professoras: Lucinda Maria Lameirão e Filomena Maria Morais
Fotografias de Prof. José Taveira Brilhante























Sem comentários:

Enviar um comentário