terça-feira, 26 de abril de 2016

A confeção do folar na padaria Juvenal



  No final do 2º período, dia 17 de março, os alunos de CEI das escolas Secundária de Valpaços e E.B. 2,3 Júlio do Carvalhal, acompanhados dos professores de Educação Especial, no período da manhã, foram até à padaria Juvenal para fazer o tradicional folar da Páscoa
            Foi uma manhã muito enriquecedora e produtiva, onde os alunos puderam visualizar quais os ingredientes, modo de preparação, bem como as várias etapas para preparação do delicioso folar, tendo os mesmos tido a oportunidade de meter as mãos na massa para o amassar e distribiuir os enchidos.
O folar é um dos bolos típicos da região de Valpaços e é confecionado na padaria Juvenal por vários elementos da família (pais, filhos e netos) de forma tradicional e artesanal, onde não faltam os ovos, a farinha, a manteiga, o azeite, o fermento e os deliciosos enchidos, acompanhados de uma grande agilidade no amassar, levedar e moldar da massa.
 No final da manhã e depois dos folares cozidos no forno, todos os alunos e professores foram presenteados com um folar que estava “ de se comer e chorar por mais.” 
Ainda ficamos a saber, através do Sr. Rui, que a padaria vem na continuidade dos seus avós, desde 1939. Fornecem pão para o Concelho de Valpaços e arredores; trabalham sensivelmente vinte e quatro horas por dia e amassam uma média de seiscentos quilogramas diários, de farinha; o pão que mais se vende é o biju, cerca de dez mil por dia; têm um forno a lenha para cozer pão centeio, uma média de trezentos por dia; o que produzem vendem mas têm capacidade para aumentar a produção; a crise não afetou a fábrica, pelo contrário têm vindo a aumentar; Possuem a fábrica (padaria) mais três pastelarias na cidade; a atividade é lucrativa mas muito trabalhosa; Ao todo, na fábrica e nas pastelarias, trabalham dezanove pessoas e gostam do que fazem.
O grupo de educação especial agradece à padaria Juvenal, a recetividade, a disponibilidade, a tolerância e a liberdade como nos foi proporcionada esta visita de estudo, que resultou em sucesso e muito enriquecedora para o saber.
Texto coletivo
Alunos: Tiago, Paulo, Cátia, Lídia, Jéssica, Isaura, Diogo, Marcelo, Joana, Andreia, Leandro, António, João e Dara
Profs: Tozé, Elisabete, Filó, Carla
Assistente Operacional: Angelina

































Sem comentários:

Enviar um comentário